O currículo vitae é o documento mais importante para um profissional, pois é através dele que o RH de uma empresa tem acesso aos candidatos que estão concorrendo a uma determinada vaga e, a partir de sua apresentação contida no CV, é que o recrutador verá que você tem o perfil profissional necessário para integrar o quadro de funcionários.
A verdade é que o seu currículo pode ser o fator principal entre a escolha entre dois candidatos altamente capacitados – e quem souber preencher o currículo corretamente, com informações relevantes e essenciais acerca de seu passado profissional e acadêmico, pode se destacar e garantir a vaga concorrida.
Nesse artigo reunimos as principais dicas para você preencher seu currículo vitae corretamente e se destacar na hora do processo seletivo para a vaga.
Dicas essenciais para montar um currículo corretamente
Antes de montar o seu CV você deverá ter em mente que o recrutador provavelmente jogará o seu currículo fora caso for mal estruturado. Imagina uma pilha de 100 currículos para serem analisados? Então, é óbvio imaginar que os mais “bonitinhos” serão os primeiros a serem vistos.
Apresentando as principais informações no Topo
Informações como nome completo, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, endereço e a quantidade de filhos devem estar presentes no topo da folha, para que o RH tenha acesso fácil a suas informações.
Objetivo profissional
Informe de maneira breve, quais (ou qual) cargos você deseja ocupar caso for contratado.
Informe nessa área a data de ingresso e de conclusão de suas especializações, assim como o nome da instituição de ensino que os cursou. Prefira colocar as informações de maneira que os cursos mais recentes apareçam primeiro dos que os mais antigos. É essencial colocar apenas os cursos que tenham alguma relação com a área.
Formação profissional
Informe nessa área os cargos ocupados por você nas empresas que passou, o nome dessas entidades com a data de ingresso e demissão. Não é necessário informar o motivo de ter sido mandado embora, muito menos tecer comentários negativos a respeito de alguma empresa. Prefira organizar as informações de maneira que as experiências mais recentes apareçam primeiro dos que os mais antigos.
Domínio de línguas estrangeiras
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, então quanto mais especializado um profissional for, maior também serão suas chances profissionais. Caso você possua domínio de algum idioma, é imprescindível adicionar em seu currículo, informando o seu grau de conhecimento, onde adquiriu o conhecimento, etc.
Informações Adicionais
Esse deve ser o último campo de seu CV e não é obrigatório. Utilize esse espaço para tecer alguns comentários sobre si mesmo, características profissionais, etc. Não escreva muito e/ou coloque habilidades que você não possua. Fuja do clichê.