Conseguir um bom emprego na área de atuação é o objetivo da maioria dos estudantes que estão cursando a faculdade. Seja para um programa de estágio ou trainee, o intuito principal dos jovens brasileiros que estão ingressados em uma instituição de ensino superior é conseguir um bom espaço no mercado de trabalho em sua área, e pra isso é essencial realizar um estágio e/ou um trainee para ganhar experiência profissional.
O trainee é diferente do estágio porque são vagas que são oferecidas para um estudante que já esteja concluindo seus estudos, geralmente no último trimestre de seu curso. O intuito da contratação é formar profissionais jovens para ocupar, futuramente, posições de gerência e liderança. O profissional contratado através do programa tem todos os direitos trabalhistas garantidos pelo CLT.
A seguir você verá um modelo de currículo pronto para Trainee e os principais tópicos que devem ser inseridos na hora da construção de seu documento. Lembre-se que um bom currículo pode ser o diferencial entre você e os demais candidatos, então é essencial saber montar e organizar as informações contidas nele.
Montando um bom currículo
O que os recrutadores geralmente querem ver qual é a sua formação acadêmica, os idiomas que o candidato domina, trabalhos voluntários e se você viajou ao exterior para realizar algum tipo de especialização. Esses são os pontos principais, mas mesmo não havendo todos eles, um candidato possui todas as chances de conseguir a vaga.
Nome, data de nascimento, nacionalidade, Estado, informações de contato e e-mail: essas informações são as principais e devem estar no topo da folha.
Objetivo: colocar qual área dentro da empresa você deseja realizar o trainee, informando também sua disponibilidade de horário.
Experiências profissionais: caso haja alguma, adicione o cargo ocupado, em qual empresa e quanto tempo atuou na função.
Viagens internacionais: caso tenha realizado alguma viagem internacional, seja a trabalho ou para estudos, adicione também. Essas informações têm muito peso na hora da seleção dos candidatos a ocuparem a vaga, sendo um diferencial.
Idiomas: essa é uma parte muito importante do seu currículo. O grande diferencial é saber falar outra língua além do português e do inglês. Dominar algum outro idioma além desses é um diferencial e, com certeza, trará destaque a sua aplicação.
Conhecimento em informática: é essencial dominar a internet, o computador e seus principais programas, como o Word, Excel e Power Point. Não que seja obrigatório, mas o conhecimento nessas áreas contará bastante em sua aceitação para o programa.
Formação acadêmica: coloque aqui o curso concluído ou o que você está cursando, colocando o ano de ingresso e o ano de conclusão.
Cursos complementares: adicione cursos que você tenha realizado, de preferência os mais recentes e os relacionados a sua área de atuação.
Currículos prontos
Para realizar o download de um currículo pronto para Trainer, clique em um dos links a seguir:
Modelo 1 – Eficiente e com todos campos para preencher
Modelo 2